top of page

Por que o projeto luminotécnico é tão importante?

Você já parou para pensar o quanto o Projeto Luminotécnico é importante no gerenciamento de projetos?

Antigamente, a ideia que se tinha sobre os projetos luminotécnicos era que primeiro se trabalhava com a arquitetura para depois aplicar a luz. Esse pode ser até um processo válido, mas, os projetos luminotécnicos vêm se modificando ao longo dos anos e a evolução tecnológica possibilitou o surgimento de materiais mais sustentáveis e diferentes tipos de iluminação com diversos efeitos.

Além disso, o conceito de boa iluminação vem necessitando de profissionais especializados em desenvolver um raciocínio específico para cada ambiente – Lighting Designer – e que são responsáveis pela junção da arquitetura e da luz, tornando o espaço mais rico e primoroso. Seu olho clínico é crucial para imaginar como a luz pode modificar o ambiente e como ela pode oferecer uma estética e uma estilística melhor ao espaço.

No entanto, para cada tipo de arquitetura se raciocina a luz de uma forma. Ou seja, uma arquitetura esportiva, necessita de uma luz esportiva, que é totalmente diferente de uma luz residencial. Por isso a importância de um profissional capaz de identificar as necessidades de cada ambiente. A luz não significa só ser o uso da lâmpada, mas o uso da luz como intenção do projeto para tornar o ambiente mais bonito, seguro, agradável e eficiente.

Assim, podemos compreender que o objetivo de qualquer projeto luminotécnico é andar em conjunto com a arquitetura e corresponder às vontades dos clientes. Pois cada ambiente tem sua alma e parte da sua alma é a luz.

Fonte: Blog IPOG - Lorí Crízel

TAGS

Nenhum tag.

ARQUIVO

RSS Feed
bottom of page